“Cara, você é foda!! Me emociona fácil demais!! Você é dos seres mais incríveis que eu já conheci. Você é humano, você tem alma, cara. Não perca isso jamais!! Estamos juntos sempre!!” – de Alexandre Guimarães para mim após ler a breve crônica que publiquei no Facebook e reproduzido abaixo. A emoção bateu lá e voltou! Fiquei extremamente emocionado com suas palavras.

Alexandre Guimarães tem inspirado meninas, mulheres, e até mesmo senhoras, a se recolherem para descobrirem mais sobre si e a imensa beleza que carregam por dentro e por fora. Trabalho muito sensível e que realmente encanta, ainda mais a mim, que fui contemplado por sua generosidade e conheci sua humildade tempos atrás. Acompanhei de perto a Doce Desconhecida sendo revelada ao mundo. Minhas palavras são muito menos do que ele merecia, mas foi o que consegui expressar.

Doce Desconhecida(o)

Eu e o escritor Alexandre Guimarães (foto por Jefson Raulino)

Eu e o escritor Alexandre Guimarães (foto por Jefson Raulino)

Daqueles momentos na vida em que não podemos medir esforços para manter nossa palavra. Mais do que isso, atender nossa vontade. Contra todos os imprevistos e contratempos consegui chegar à Livraria Cultura no Conjunto Nacional para prestigiar a realização de um sonho.

O sonho de Alexandre Guimarães era publicar um livro. Conseguiu! Em poucos meses as palavras que arrebataram milhares de fãs na pagina Doce Desconhecida se materializaram. Lindo o livro, mais ainda seu conteúdo poético sobre uma menina idealizada na imaginação do autor (ou não, quem sabe?). Que de imaginária não tem nada, basta observar a maneira como suas palavras ecoaram e encontraram morada dentro dos corações das milhares de meninas, mulheres, e até mesmo senhoras, que afirmaram, convictas, serem elas a Doce Desconhecida.

Minha relação com o Alexandre? Bom, iniciou nesse emaranhado mundo virtual em dezembro do ano passado:

– Salve, Alexandre! Td bem? Vi que pediu pra te adicionar, mas confesso que não lembro de onde nos conhecemos. rs

– Olá, Théo. Sou administrador da “Tempo de Pipa” e vi um trabalho seu. Gostaria que me enviasse o link de alguma canção para divulgar o seu trabalho. Sua música tocou em minha alma. E isso raramente acontece. Artistas “desconhecidos” têm poucas oportunidades de mídia. Então, quero te ajudar =)

A partir daí se estabeleceu uma relação de gratidão (da minha parte), de generosidade (por parte do Alexandre) e de admiração mútua entre os artistas que somos. Foi a oportunidade de agradecê-lo pessoalmente e reafirmar minha admiração por seu trabalho que me levou até ele, ontem. Como se não soubesse da impossibilidade de abraçar um gesto, naturalmente abracei forte a generosidade materializada em Alexandre.

Em nossa breve conversa foi fácil perceber o misto de euforia e espanto em seu semblante. De repente se viu deixando Itagibá, no interior da Bahia, para lançar seu livro no Rio de Janeiro e São Paulo. No caminho ao seu encontro, busquei relembrar nossas conversas por WhatsApp e me deparei com a pouca ambição de sua humilde resposta quando quis saber mais sobre ele:

– Sou um rapaz comum. Minha paixão pela música popular brasileira acabou despertando esse desejo de “espalhar boa música” para o próximo. Eu escrevo, gosto muito de ler e só. Não faço muita coisa de interessante.

“Escrevo as dores que eu não soube chorar” – Alexandre Guimarães em “Doce Desconhecida”.