Terça-feira passada, dia 10 de dezembro, foi um daqueles dias que levarei para sempre na memória. A dor nas costas passou em alguns dias, mas a esperança renovada permanecerá em meu coração. Como faz bem ajudar! Disso eu já tinha consciência, mas não me lembro de ter compartilhado essa experiência com desconhecidos, antes.

Por acaso do destino a banda que gravou meu EP e esteve comigo no show de lançamento é também a banda que acompanha o Ivo Mozart, cantor que hoje ascende no cenário pop com perspectiva de inundar, em pouco tempo, o país inteiro com sua alegria, energia positiva e carisma arrebatador cantando o amor e a esperança de um mundo melhor. Coincidência que me levou a conhecer o Ivo e o seu trabalho um pouco mais de perto. (confira os posts em homenagem ao Paulo Gianini, ao Maurício Hoffmann e ao Rafael Reis)

E foi justamente por essa vontade do Ivo de fazer o bem que tive a oportunidade de viver um dia cheio de boas intenções e aberto ao novo. Na noite da segunda-feira passada, depois de um dia cansativo de trabalho, navegando nas redes sociais antes de deitar para dormir vi um post da Fan Page do Ivo Mozart convocando cinco pessoas para pintarem uma casa no dia seguinte. Os interessados deveriam enviar mensagem in box. Mesmo já tendo passado duas horas da postagem me candidatei.

A surpresa foi receber rapidamente o retorno com o pedido do meu telefone. Respondi e em seguida recebi a ligação do produtor do Ivo Mozart para confirmar minha presença e passar os detalhes da ação. A casa ficava pertinho de onde moro e eu deveria estar lá às 07h da manhã. O horário não me assustou, apesar da desconfiança do produtor. Levantei às 06h, tomei café e saí a pé em direção ao local informado. A chuva que ouvi durante a madrugada ainda se mostrava viva no início da manhã. Caminhei sob a garoa e torci para que a chuva não voltasse com força e atrapalhasse a pintura. Não fui ouvido, mas nada que detivesse a persistência de fazer o bem.

Ao chegar no local, ainda no portão, fui recebido com o sorriso e braços abertos do Ivo. Gesto que é natural desse cara. Apesar da nossa relação de pouca intimidade nas poucas vezes em que estivemos juntos, fui tratado como a um velho amigo querido. E assim foi com todos que chegaram. Impossível não se sentir à vontade! Com todos os voluntários presentes foi então revelada a história dos moradores daquela casa e a razão de estarmos ali. E como previ, a chuva atrapalhou e atrasou o início das tarefas =/

Théo e Ivo Mozart no projeto #gratidão

#IvoMozartGratidão

Érica é atriz e mãe de um menino de 12 anos. A dificuldade financeira é parte da rotina dos artistas independentes neste país, e a casa repleta da alegria que transborda dos seus moradores, que incluem dois cachorros super simpáticos mais dois gatos dengosos, não traduzia isso em sua fachada. Era chegada a hora de resolver isso, e lá fomos nós. Mais detalhes sobre a história da Érica e sobre como o Ivo Mozart chegou até ela você assiste no vídeo, abaixo 😉

O antes e o depois da casa da Érica. #IvoMozartGratidão

O antes e o depois da casa da Érica. #IvoMozartGratidão

Linda ação, não? Mas não ficaram curiosos para saberem o porquê dessas pessoas estarem ali? Afinal, o que levou cinco pessoas a doarem seu tempo e esforço em benefício de uma desconhecida? Uma justificativa óbvia e que deve ser exaltada é a sinergia provocada pelo Ivo Mozart, que estimula nas pessoas a vontade de fazer o bem. Mas o que mais além dessa conclusão natural? Com essas interrogações na cabeça fiquei atento a cada conversa, a cada gesto e a cada expressão dos voluntários, e acho que consegui saciar um pouco dessa boa curiosidade.

É óbvio que por se tratar do Ivo Mozart, tivemos ali a presença de fãs apaixonadas e dispostas a tudo por seu ídolo. Paula tremia e mal conseguia encarar o seu “divo”. Paixão que é motivo de ciúmes por parte do seu namorado (rs). Nunca havia presenciado tamanha demonstração de idolatria. Confesso que para mim isso não faz qualquer sentindo. Mas foi impossível se manter indiferente a tamanho bem querer. O lindo sentimento e o sorriso aberto em seu rosto durante todo o dia me deu a certeza de que essa idolatria não é gratuita, que a música do Ivo dá a ela muito mais do que notas e melodias: enche seu peito de alegria e esperança diariamente. Razão que a fez sair de sua casa em Guaianases às 04h30 da manhã, e enfrentar inúmeras viagens em no nosso precário sistema de transporte público rumo ao desconhecido do outro lado da cidade.

Paula não estava sozinha em sua idolatria, Glaucia e Gabriela, primas inseparáveis, chegaram com imensa disposição em ajudar, mas sem esconder o brilho nos olhos e a emoção de estarem novamente juntas do seu ídolo. As duas já tinham estado com o Ivo em outras oportunidades, mas nunca por tanto tempo e em ambiente tão familiar, lado a lado no mesmo sofá e jogando conversa fora em um bate papo descontraído na sala de uma casa simples. Cada acorde no violão e melodia cantada por ele causavam suspiros e sorrisos abertos. As duas chegaram acompanhadas dos pais de Glaucia, e o que para muitos poderia ser um mico, para mim foi uma demonstração de amor e valor. A instituição da família tão desvalorizada ultimamente, é respeitada e intensamente vivida por essas meninas. Muito bonito de se ver =)

E o que dizer do Gordão? Seu nome é Rodrigo, mas prefere mesmo é ser chamado pelo apelido de Gordão. Amigo de longa data do Ivo, Gordão com certeza foi uma das pessoas que ajudou muito em sua trajetória divulgando seu trabalho para os amigos, um por um no Facebook e em todas as outras redes sociais. Parceria forte essa! E o valor do Gordão é também de caráter. Tocava guitarra na banda Mahalo, que hoje está com uma música na novela “Malhação” da Rede Globo, mas nem isso o fez deixar de lado sua essência. Saiu amigavelmente do grupo para fazer o som pesado que gosta de fato. Nunca pensei que seu sonho fosse seguir a carreira militar, conforme confidenciou ao longo do dia. E ainda mais espantoso foi ser questionado por ele assim que me viu: “Você não é o namorado da Priscila?”. Finalmente estava diante do músico que ela havia conhecido no ônibus e falado sobre mim. O cara é simplesmente demais!

A coincidência contada acima pode impressionar, mas nada emocionou mais do que a história da Ana. Mãe de duas filhas se colocou como voluntária para pintar a casa pela oportunidade de praticar o bem, mas também para ter uma linda história para contar para suas baixinhas que são apaixonadas pela música do Ivo Mozart – as duas chegam da escola e pedem para a mãe colocar no Youtube os clipes das músicas “Anjos de Plantão” e a “A Festa”. Agora, diante do ídolo de suas pequenas filhas, ela pôde entender um pouco dessa adoração e se sentir aliviada em constatar que o que é cantado pelo Ivo é realmente reflexo de sua alma cheia de luz. Afinal, que mãe não quer que suas filhas tenham como ídolo uma pessoa do bem em meio a inúmeras opções de valores duvidosos que a mídia nos apresenta a cada dia?

Foram muitas fotos e autógrafos para mostrar para as duas. Nem imaginávamos que aquela mulher estava ali vencendo muito mais do que as manchas de tinta na roupa, o pó no rosto e a vergonha das câmeras. Há três anos Ana foi vítima da violência urbana que tanto nos machuca e acabou desenvolvendo a Síndrome do Pânico. Desde o acontecido ela não saía sozinha de casa. Recém-separada, buscou no amor pelas filhas a força para romper a barreira dolorosa do pânico que a controlava nos últimos anos. Para chegar lá conseguiu uma carona, mas para voltar para casa teria que encarar pelo menos dois ônibus. E conseguiu! Pelas filhas amadas se tornou heroína por um dia e deu um enorme passo para uma nova vida. História comovente que mostra como uma ação do bem ecoa e multiplica-se em gestos que mudam vidas inteiras.

Por último a minha história, conhecida de muitos que têm acompanhado meu trabalho, os posts aqui no blog e em minhas redes sociais. O que me levou até aquela casa naquele dia foi viver o que canto e espero do mundo: uma sociedade mais consciente dos seus verdadeiros valores e essência, com o desejo de “Dias de paz” para todos. Minha contribuição para este fim é musical, mas enquanto a música não chega ao coração das pessoas sigo valorizando os pequenos gestos e colaborando para a propagação do bem junto com aqueles que já despertaram de um mundo de ilusão.

Feliz com a oportunidade e por ter feito parte de tudo isso. Essas pessoas estarão em meus pensamentos e lembranças pelo resto da vida como exemplo de dedicação aos sonhos, perseverança e valorização do bem. Agradeço ao Ivo Mozart e toda sua equipe pelos lindos momentos compartilhados e desejo muito mais sucesso para vocês. No domingo passado, dia 15 de dezembro, aconteceu o show de lançamento do primeiro disco do Ivo, que traz oito músicas que representam oito valores: #gratidão, #fé, #desapego, #esperança, #alegria, #naturalidade, #perseverança e #positividade. Pintar a casa representou a #gratidão. Em breve os outros valores e novas ações do bem serão espalhadas por aí. Fiquem de olho nesse cara 😉

Aqui estão os "Anjos de Plantão"

Aqui estão os “Anjos de Plantão”. Da esquerda pra direita: Paula, Gordão, Gabriela, Glaucia, Théo, Ana, Zé e Rafael (pintores profissionais que coordenaram a equipe) e Ivo Mozart.